Terror 2.0 – Nossas vidas virando uma ficcao na internet

30 05 2009

Snapshot 2009-05-25 22-26-401

Enquanto o Izzy não nos esclarece o que rolou com ele no domingo com o post prometido no blog dele eu resolvi dar uma divagada a respeito da minha impressão sobre o ocorrido… Portanto o texto a seguir eh praticamente um apanhado de ideias em “real-time”

Nesses tempos de ultra interatividade que se tornou a internet algumas vezes nos deparamos com situações que parecem saídas de um filme, como foi o caso quando eu chequei em casa e me deparei com isso no twitter:

Snapshot 2009-05-25 22-25-39

Imediatamente (levando em conta o que eu conheço do Izzy ate o momento) eu pensei que:

  • Ele deu algum pau no computador dele/Derrubou o X-Box no chão/Quebrou o iPhone
  • Brigou com a noiva (o que deveria ser punido com severo espancamento traseiro por parte da mesma na minha opinião)
  • Perdeu o emprego de novo por alguma peripécia que ele inventou
  • Caiu no chão e machucou as costas enquanto arrumava a cama/lavava pratos/andava na rua

Então eu decidi dar uma olhada na time-line dele (no final do post tem a copia)  pra ver o que tinha rolado dessa vez, e a medida em que eu fui lendo ao contrario os fatos que estavam ocorrendo uma historia que parecia incrivelmente roteirizada se formou em minha mente.

Tudo começa com o Izzy perdendo o ônibus e decidindo fazer sua jornada diária a pé ate a sua residencia, ate então vemos um cara bem humorado com a situação, fazendo graça e nos deixando saber o que esta rolando nesta aventura. Porem o clima de aventura rapidamente se torna um thriller quando ele percebe que esta sendo seguido ate o desfecho do primeiro ato com o twitt visto acima…

Nesta hora, mesmo sem realmente conhecer o cara ha muito tempo, ou sequer pessoalmente uma especie de preocupação se mostrou presente. Eu e o Phio ficamos ate umas 4 da manha esperando pra ver se o Izzy aparecia, sem sucesso.

Eu acabei indo dormir com vários pensamentos na cabeça do tipo “caralho, se eu tivesse pelo menos como avisar a noiva dele” ou “porra Izzy, fica ai twittando ao invez de pelo menos avisar a tua mulher o que aconteceu contigo (ele mandou um sms pra ela falando que tava andando pra casa)” e “Cara, você nem conhece o Izzy direito e ta ai perdendo seu sono, como pode isso?“.

Eu acordei no dia seguinte e a primeira coisa que eu fiz foi checar meu twitter pra ver se ele tinha aparecido e me deparei com um tweet da Noiva dele falando que o cara não voltou pra casa… Ai pronto eu pensei “FODEU mataram o Izzy“.

Mas pro nosso alivio ele apareceu no twitter minutos depois…

Mas então, onde eu quero chegar com tudo isso?!

A coisa que mais me martelou a cabeça nestes últimos dias foi o fato de como eu me deixei envolver pela situação, como ao mesmo tempo que aquilo era real, parecia um filme, porem com um certo grau de interatividade. Com esses avanços da tecnologia, internet móvel, microblogging e etc nossas vidas (pelo menos de nego “famoso”como o Izzy) viraram de certa forma reality shows interativos.

Numa era onde a chamada Reality Tv nao passa de um teatro armado e roteirizado pra enganar trouxas, nos estamos cada vez mais nos virando pras vidas de pessoas consideradas comuns, na esperança de sentir algo real neste mundo globalizado onde a quebra de barreiras e fronteiras somente nos fez sentir mais isolados uns dos outros. Muitas pessoas, assim como eu e você, estão buscando contato com pessoas distantes através da internet ao invés do colega do lado…bizarro isso!!

Ao mesmo tempo eu me peguei pensando como seriam certos momentos da humanidade se toda essa tecnologia de hoje existisse, como por exemplo um passageiro do titanic postando seus últimos momentos:

  • Ouvi um barulho muito alto vindo do outro lado do navio… #TENSO
  • A tripulação não para de ir de um lado pro outro, quando a gente pergunta algo eles só desconversam e mandam a gente ficar nas cabines
  • Soaram o alarme, parece que a gente bateu em algo, algumas partes do navio estão alagadas
  • Caralho!! A gente bateu num iceberg, o navio esta afundando #FAIL – (link pro twitpic)
  • PELAMORDEDEUS alguem avisa as autoridades, a gente se encontra aqui – (link do twitpic com print do gps do iphone mostrando o mapa)
  • Vou ter que pular na agua, se eu nao sobreviver alguem avisa minha mae por favor…

Ou entao sei la, o homem pisando na lua, alguem dentro to world trade center durante os ataques de 9/11 e etc…

…Sei la…como eu disse este post esta sendo escrito em “real-time” sem edicao ou planejamento…consequentemente ele nao tem uma conclusao satisfatoria… eu so me surpreendo e ao mesmo tempo me assusto com o nivel em que as coisas chegaram onde uma pessoa prefere deixar o mundo atualizado de algo que esta fazendo ao invez da pessoa na porta do lado ou ate no mesmo comodo. E tambem como nos conseguimos criar lacos e nos importar com pessoas que nos sequer conhecemos ao vivo ou apertamos a mao alguma vez na vida…

Segue abaixo o timeline do Izzy:

Ações

Information

One response

30 05 2009
Vy

Você viu que dizem que a Jen Aniston acabou co o John Mayer pq ele twitava demais? Hahaha #fail

Deixe um comentário

